Intenção de Consumo das Famílias é a mais elevada desde 2015
Segundo a CNC, o freio na inflação pode ser um dos fatores que contribuíram para o aumento no resultado
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Redação NERO
23/08/23 19:03

A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) realizada pela Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou um aumento de 23,1% no indicador do mês de agosto em relação ao ano anterior, atingindo 101,1 pontos. A pontuação é a mais elevada desde abril de 2015, quando alcançou os 102,9 pontos. De acordo com a CNC, a desaceleração da inflação ao longo do mês, poderá ter influenciado positivamente nos resultados.

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O indicador, que é atualizado mensalmente, mede o grau de satisfação ou insatisfação do consumidor em uma escala que varia de 0 a 200 pontos. De acordo com a CNC, um índice “abaixo de 100 pontos indica percepção de insatisfação, enquanto acima de 100 indica satisfação em termos de emprego, renda e capacidade de consumo”.

“Os consumidores têm apontado maior segurança no emprego. Tanto a segurança no emprego, quanto uma melhora da percepção sobre a renda atual têm levado essa intenção de compras a crescer nos últimos meses”, explica um analista da CNC.

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No total, a pesquisa ouviu 18 mil consumidores. Seis dos sete tópicos abordados apresentaram um leve aumento em comparação com julho. Esses tópicos incluem: emprego atual (1,1%), renda atual (1%), nível de consumo atual (1,8%), perspectiva de consumo (0,7%), acesso ao crédito (2,2%) e momento para duráveis (3,4%). Apenas a “perspectiva profissional” registrou uma queda durante o período (0,2%).