A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS, Dilma Rousseff, reuniu-se às 11h30 desta quarta-feira (26) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na cidade de São Petersburgo, na Rússia. O encontro aconteceu antes do início da segunda cúpula Rússia-África, que se estenderá até esta sexta-feira (27).
Participe do grupo do Nero no WhatsApp
A assessoria de Dilma divulgou, nesta manhã uma nota a informar que o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) “não está considerando novos projetos na Rússia e opera em conformidade com as restrições aplicáveis nos mercados financeiros e de capitais internacionais. Quaisquer especulações sobre tal assunto são infundadas”.
Além da reunião com Putin, Dilma Rousseff irá encontrar-se com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, para discutir assuntos relacionados à 15ª cúpula do BRICS, prevista para acontecer em agosto no seu país.
Inscreva-se no canal do Nero no Telegram
Rússia-África
O encontro, sediado em São Petersburgo, segunda maior cidade da Rússia, começa nesta quinta-feira (26), estendendo-se até amanhã. As pautas desta edição irão focar-se, sobretudo, no acordo de exportação de cereais ucranianos pelo Mar Negro, que foi suspenso pelos russos na semana passada, e os riscos representados pelo grupo Wagner.
Putin encontrou-se na última quarta-feira (25) com o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, para discutir temas relacionados à educação. No final do dia de hoje (26), o chefe de Estado deverá encontrar-se ainda com o presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi.