Nos últimos sete anos, o uso da PrEP — profilaxia pré-exposição ao HIV/AIDS — registrou um aumento de mais de 2.500% no estado da Bahia. Conforme dados do painel do Ministério da Saúde, o número de usuários saltou de aproximadamente 190 em 2018 para 4.965 em 2025. O medicamento está disponível em cerca de 40 unidades distribuídas em 34 municípios, incluindo capitais e cidades do interior.
O crescimento expressivo não se deve apenas à maior oferta do medicamento, mas também às ações de informação e ampliação do acesso. Apesar disso, os especialistas apontam que o potencial de utilização ainda é maior. Mesmo com o salto no número de usuários, entre janeiro de 2023 e agosto de 2025 foram diagnosticados 11.187 casos de HIV/Aids no estado, o que mostra que a PrEP ainda não alcançou todos que poderiam se beneficiar. A campanha de conscientização segue alertando que o uso da PrEP não dispensa outras formas de proteção, como o preservativo, já que ela não previne outras ISTs.
A Bahia dá sinais de avanço na luta contra o HIV, usando a PrEP como ferramenta estratégica de prevenção. No entanto, o desafio permanece: ampliar ainda mais o acesso, alcançar grupos vulneráveis e garantir que a adesão siga de forma constante para que o investimento em prevenção traduza-se em queda real nos casos da doença. A mobilização social, o engajamento comunitário e a manutenção dos estoques e serviços de saúde são peças-chave para transformar esse crescimento em impacto efetivo.
