Uma pesquisa do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) concluiu que 56,4% dos alunos do 2º ano do ensino fundamental não estão alfabetizados. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (31), durante evento em Brasília, que contou com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios.
Participe do grupo do Nero no WhatsApp
De 2019 até 2021, o número de crianças não alfabetizadas aumentou, passando de 39,7% para 56,4%. “Estamos perdendo milhões de jovens e crianças no país que precisavam ter o direito de estar na escola, de garantir a conclusão do ensino básico completo”, comentou Camilo Santana.
A pesquisa elaborada pelo Inep, contactou 251 professores alfabetizadores de 206 municípios do país, na qual o interesse era compreender quais as competências que um aluno deveria ter para que fosse considerado alfabetizado. Com os resultados, foi possível elaborar uma nota de corte de 743 pontos, na escala adotada pelo Saeb, que tem como objetivo servir de parâmetro para medir a alfabetização.
Inscreva-se no canal do Nero no Telegram
O ministro afirma que será anunciada a criação de um pacto nacional de alfabetização, que contará com a articulação do governo federal em parceria com os estados e municípios, de modo a garantir uma subida de 40 pontos percentuais no índice do Saeb, passando de 40,3% para 80%.
“Desde janeiro, estamos construindo uma grande pactuação nacional. O programa está pronto e o MEC vai apoiar técnica e financeiramente essa política”, disse.
Até ao momento não foram divulgadas quaisquer datas.