Sete pessoas internadas por suspeita de intoxicação por metanol
Casos em Ribeira do Pombal mobilizam equipes de saúde
Redação NERO
30/12/25 8:21

Sete pessoas foram internadas no Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, no interior da Bahia, com suspeita de intoxicação por metanol após ingestão acidental de bebida alcoólica. A informação foi confirmada em nota conjunta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e da Prefeitura na noite de segunda-feira (29). Os pacientes, entre homens e mulheres, seguem sob observação e recebem atendimento médico conforme os protocolos de emergência, acionados assim que os casos foram identificados.

As equipes de vigilância sanitária estadual e municipal, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (Ciatox-BA) e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-BA) iniciaram a apuração das causas junto com a Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Exames laboratoriais foram solicitados para avaliar a presença da substância e, se necessário, o antídoto específico poderá ser administrado aos pacientes.

O metanol, álcool tóxico que pode causar graves efeitos à saúde, tem sido foco de alertas nacionais após casos de intoxicação em outras regiões do país ligados ao consumo de bebidas adulteradas. Embora a Bahia tenha recebido antídotos e intensificado monitoramento em meses anteriores, as ocorrências envolvendo essas sete pessoas demonstram a necessidade de vigilância contínua e orientação à população sobre os riscos de ingestão de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa.