Três hospitais do Recife formalizaram uma parceria pioneira com a Prefeitura do Recife no programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A capital pernambucana é a primeira cidade do Brasil a assinar o termo de execução desta iniciativa federal, que busca ampliar o acesso da população a atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde.
A parceria envolve o Hapvida, a Santa Casa de Misericórdia e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), permitindo que pacientes da rede municipal realizem consultas e procedimentos de média e alta complexidade. Serão oferecidos serviços como cirurgias de hérnia e vesícula, além de atendimentos em ortopedia e oncologia, fortalecendo a rede pública municipal.
O investimento do governo federal será de R$ 35 milhões, garantindo mais de 6,8 mil procedimentos por ano. O programa permite que entidades com dívidas federais troquem abatimentos por atendimentos no SUS, reduzindo o tempo de espera por consultas e cirurgias. A iniciativa faz parte de um investimento estimado em R$ 2 bilhões anuais em recursos federais para expandir o acesso a atendimentos especializados em todo o país.
