Presidente da Comissão Europeia anuncia investimento de 20 milhões de euros no Fundo Amazônia
"A União Europeia vai investir 10 bilhões de euros na América Latina e no Caribe. E este é só o começo (...)" declarou Ursula von der Leyen

Foto: © European Union 2019 - EP
Redação NERO
12/06/23 17:51

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que a União Europeia (UE) além de dar continuidade a investimentos previamente acordados, doará 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia. Declaração foi dada nesta segunda-feira (12), em encontro com Lula (PT), no Palácio do Planalto, em Brasília.

Participe do grupo do Nero no WhatsApp

De acordo com Ursula von der Leyen, está previsto um investimento total de cerca de 10 bilhões de euros na América Latina e Caribe, sendo que mais de 400 milhões desse fundo serão destinados às políticas de combate ao desmatamento e ocupação ilegal da Amazônia.

“A Amazônia é uma maravilha da natureza e é aliada fundamental contra aquecimento global”, afirmou a presidente.

Inscreva-se no canal do Nero no Telegram

O plano europeu também contemplará a indústria de hidrogênio verde, oferecendo um apoio de aproximadamente 2 bilhões de euros para assegurar o seu pleno funcionamento e eficiência. Além da UE, o Brasil receberá apoio de países-membros e da iniciativa privada. O chefe do Executivo declarou que as parcerias comerciais são necessárias para se pensar no desenvolvimento sustentável e ressaltou a importância do Estado, na realização de políticas industriais eficazes.

“Programas bilionários de subsídios foram adotados nos países desenvolvidos em favor da reindustrialização. O Brasil, que sofreu um grave processo de desindustrialização, tem ambições similares. Por isso, o Brasil manterá o poder de conduzir as políticas de fomento industrial por meio do instrumento das compras públicas. Unir capacidades em matéria de pesquisa, conhecimento e inovação é igualmente decisivo como resposta ao desafio de gerar empregos e distribuir renda”, disse Lula.

A reunião findou com o debate sobre um potencial acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. O presidente Lula e Ursula von der Leyen concordaram que os impactos causados se estendem além-fronteiras, refletindo-se globalmente.