A Polícia Federal realizou uma operação contra a extração ilegal de minério na terra indígena Potiguara, em Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, na manhã desta sexta-feira (14). Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em localidades da cidade. A PF confirmou que não houve presos na operação, apenas o cumprimento dos mandados. Não foi divulgado o que foi apreendido nos locais visitados pelas equipes durante a ação policial.
As buscas e apreensões acontecem no âmbito de uma investigação que apura a exploração ilegal de recursos minerais em área de preservação do povo Potiguara. Essa atividade causa danos ao meio ambiente, pois não há recuperação da área degradada pela extração irregular. A exploração de minérios em terras indígenas é proibida por lei e configura crime contra o patrimônio da União e contra o meio ambiente.
Com o material apreendido durante a operação, as investigações passam agora para o estágio de análise. Os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bens da União e crimes ambientais. A Polícia Federal não divulgou detalhes sobre a identidade dos investigados nem sobre a quantidade de minério que teria sido extraído ilegalmente da área de preservação indígena.
