A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (4) a Operação Valquíria para investigar um homem suspeito de enviar mensagens com ameaças e apologia ao nazismo para universidades federais na Bahia. Entre as instituições alvos das mensagens estão a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e a Universidade Federal do Oeste da Bahia. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Belo Horizonte.
O investigado possui antecedentes por crimes de ameaças cibernéticas e mantinha em sua residência simulacros de armas e objetos com símbolos extremistas. Para dificultar sua identificação, o suspeito criava contas de e-mail exclusivas para enviar as mensagens e utilizava redes privadas virtuais durante os acessos aos servidores.
Os mandados judiciais foram expedidos pela Vara Federal Cível e Criminal da Subseção Judiciária de Barreiras. As investigações prosseguem para esclarecer completamente os fatos e responsabilizar o autor das ameaças, que pode ser condenado a mais de doze anos de prisão.
