PF deflagra operação por fraudes em concursos públicos
Suspeitos são presos e mandados cumpridos em PB
Redação NERO
02/10/25 9:22

Nesta quinta-feira (2), a Polícia Federal deflagrou uma operação para desarticular esquema de fraudes em concursos públicos que atuava na Paraíba, Alagoas e Pernambuco. Em Patos (PB), uma pessoa foi presa, enquanto mandados de busca e apreensão foram cumpridos também em João Pessoa. No total, foram expedidos 12 mandados de busca e apreensão, três de prisão preventiva e diversas medidas cautelares, como afastamento de cargos públicos e sequestro de bens.

As investigações apontam que o grupo teria atuado em certames como o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024, além de concursos da Polícia Civil nos estados, da Universidade Federal da Paraíba, da Caixa Econômica e do Banco do Brasil. Os investigados foram excluídos dos processos seletivos, afastados dos cargos que ocupavam e poderão responder por crimes como fraude em certame público, falsificação, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A PF, em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Gestão e Inovação, reforça que essa ação faz parte de uma estratégia de ampliar mecanismos de fiscalização e assegurar mais transparência e segurança nos processos seletivos de âmbito nacional.