A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (16), uma operação para investigar suspeitos de fraudar a Lei Paulo Gustavo, que destina recursos a projetos culturais. Na Paraíba e em Pernambuco são cumpridos 19 mandados de busca e apreensão, conforme divulgado pela PF. As diligências ocorrem principalmente em Itapororoca, João Pessoa (PB) e Jaboatão dos Guararapes (PE).
Segundo as investigações, servidores públicos estariam articulando um esquema em que pessoas seriam indicadas para receber os editais de forma irregular. Após o repasse dos valores, os suspeitos simulavam execução dos projetos e repassavam o dinheiro aos envolvidos no esquema. A PF aponta que parte dos editais foi manipulada e beneficiários foram escolhidos previamente, sem concorrência justa.
A operação, denominada “Vai Que Cola”, reforça o controle da aplicação de verbas federais destinadas à cultura. Os resultados devem indicar responsáveis e possibilitar responsabilizações judiciais. A medida também envia um sinal de alerta para o cuidado com a fiscalização e transparência na liberação de recursos públicos em projetos culturais.