Pátio Norte do Porto de Natal vai a leilão em fevereiro
Terminal potiguar busca investimento de mais de R$ 55 milhões
Redação NERO
19/12/25 9:02

O Pátio Norte do Porto de Natal foi incluído no bloco de terminais que serão leiloados em 26 de fevereiro de 2026, em um certame organizado pelo Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor) em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A área que será arrendada soma 21 mil m² e sua finalidade prevista é o escoamento de minério de ferro e outros granéis minerais, fortalecendo a logística portuária potiguar e a capacidade de exportação do estado.

O leilão será realizado na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e integra um pacote que inclui também terminais nos portos de Macapá (AP), Porto Alegre (RS) e Recife (PE), com investimento total estimado em R$ 229 milhões em toda a infraestrutura portuária. A concessão do Pátio Norte terá prazo de 15 anos, período em que a empresa vencedora poderá explorar e desenvolver as operações no local.

Autoridades do setor portuário destacam que a iniciativa faz parte de uma estratégia para ampliar a competitividade e modernizar os terminais do país, além de captar recursos que impulsionem a economia regional. No caso do Rio Grande do Norte, a expectativa é que a concessão contribua para a integração logística, gere empregos e atraia novos investimentos na cadeia produtiva mineral e logística, beneficiando também empresários locais e exportadores.