Paralisação deixa 15 bairros sem ônibus em São Luís
Rodoviários da 1001 protestam por salários atrasados
Redação NERO
14/11/25 9:11

Rodoviários da empresa de ônibus 1001 paralisaram toda a frota na manhã desta sexta-feira (14) em São Luís. A mobilização ocorre por causa de salários atrasados desde 20 de outubro, além da falta de pagamento do plano de saúde, tíquete-alimentação e outros benefícios. Nenhum ônibus saiu da garagem que fica no bairro da Forquilha. A Polícia Militar acompanha o protesto da categoria. Moradores de cerca de 15 bairros enfrentam dificuldades para se deslocar, incluindo Ribeira, Cohatrac, Alto do Turu e Forquilha.

Segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, Marcelo Brito, os trabalhadores ativos não receberam salários nem benefícios há quase um mês. Os valores da rescisão do contrato de trabalho também não foram pagos aos funcionários desligados. A empresa ainda não se manifestou sobre a situação dos atrasos. Entre as áreas mais afetadas pela paralisação estão Tibiri, Parque Vitória, Vila Lobão, Vila Esperança e Ipem Turu.

Muitos passageiros tentam alternativas para chegar ao trabalho ou outros compromissos. Há relatos de usuários que estão pagando mais caro por corridas em aplicativos de transporte devido à alta demanda causada pela paralisação. A falta de transporte público afeta diretamente a rotina de milhares de moradores que dependem dos ônibus da empresa para se deslocar pela capital maranhense.