Na Paraíba, a empreendedora social Carolina Candeia idealizou o jogo de tabuleiro cooperativo Missão Território — no qual os participantes simulam a gestão de um território em crise e precisam tomar decisões coletivas para combater problemas como queimadas e enchentes. O projeto foi lançado em 2024 e está entre os selecionados da plataforma “Brasil Participativo” para serem apresentados na COP30, que será realizada em Belém-PA.
Voltado para escolas públicas da Paraíba e também em implantação no Pará, o jogo promove reflexão crítica e protagonismo juvenil diante dos desafios ambientais. Carolina observa que os problemas climáticos envolvem não só tecnologia, mas fundamentalmente educação: por isso, o “Missão Território” une elementos lúdicos, pedagógicos e indicadores reais.
Para conquistar vaga na COP30, o projeto depende de votação online — basta que interessados acessem a plataforma Gov.br e façam o apoio até 31 de outubro. Se for um dos cinco mais votados em seu eixo temático, terá presença garantida no evento e visibilidade internacional.
