Paciente com Candida auris foge do hospital em Recife
Homem contraria equipe médica e deixa hospital com superfungo ativo
Redação NERO
23/09/25 8:39

Um paciente de 33 anos, diagnosticado com o superfungo Candida auris, evadiu-se do Hospital Otávio de Freitas, localizado no bairro de Tejipió, Zona Oeste do Recife. Ele estava internado desde o início do mês após suspeita de tuberculose, mas os exames o identificaram também com C. auris. Apesar de estar consciente e orientado, decidiu deixar a unidade hospitalar contra recomendação médica, o que gerou alerta nas equipes de saúde. a fuga aconteceu na segunda-feira (20).

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), o paciente não coloca risco à saúde pública, uma vez que o fungo C. auris apresenta maior perigo em ambiente hospitalar para pessoas debilitadas ou com múltiplos procedimentos invasivos. O Hospital afirma que embora ele já pudesse ter tido alta, isso não ocorreu porque não possuía endereço fixo, o que dificultaria o acompanhamento do tratamento ou medidas de controle de infecção.

A fuga ocorre em meio a uma situação já preocupante: o hospital confirmou três casos de Candida auris — dois dos pacientes evoluíram a óbito por complicações de doenças preexistentes, enquanto o homem de 33 anos permanece em isolamento na UTI respiratória, num setor com leitos isolados. A unidade está realizando procedimentos de limpeza e desinfecção do setor afetado, suspendendo novas admissões na UTI respiratória como medida de contenção.