A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), lançou a Operação Cerco Fechado para desarticular uma célula criminosa responsável por roubos e furtos de veículos em Teresina nesta quinta-feira (2). No bairro Parque Universitário, foram cumpridos cerca de 30 mandados judiciais e nove pessoas foram presas, três em flagrante. O grupo atuava com agressividade, invadindo casas e mantendo reféns para subtrair carros e motos.
A investigação apontou que a facção PCC participava da rede criminosa, com membros que vinham atuando em conjunto, inclusive com jovens e adolescentes. Entre os presos está um homem de 21 anos, acusado de colaborar com o tráfico e com o esquema de roubos, além de atuar no repasse de informações aos demais integrantes. Nos locais de cumprimento dos mandados, foram apreendidos celulares, entorpecentes e outros materiais que serão periciados.
A operação integra o programa Pacto Pela Ordem, da Secretaria de Segurança do estado, e mobilizou mais de 500 policiais civis com apoio da Polícia Militar e outras unidades. Em âmbito estadual, até o momento 63 pessoas foram presas, 60 mandados cumpridos e bens no valor superior a R$ 778 mil foram confiscados, além da apreensão de veículos. A ação segue em andamento.
