O mais recente integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, fará sua estreia em sessões de julgamentos na Corte nesta terça-feira (27), ao se juntar pela primeira vez ao colegiado da Primeira Turma, ao lado dos ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.
A primeira sessão de Dino como ministro ocorre após sua posse na última quinta-feira (22). Na pauta da Turma está prevista a análise de um habeas corpus de um advogado denunciado por corrupção ativa, exploração de prestígio e lavagem de dinheiro. Não se espera que o ministro faça discursos ou pronunciamentos.
Na quarta-feira, Dino irá participar de sua primeira sessão no plenário, onde os onze ministros tomam parte. Com a presença do novo magistrado, a Corte volta a ter a composição completa desde outubro de 2023.
O STF vai continuar analisando uma alteração nas regras das sobras eleitorais implementada em 2021. Três ministros já votaram contra a mudança, enquanto dois defenderam sua manutenção. No entanto, há divergências nos votos, principalmente em relação ao impacto nos parlamentares eleitos em 2022.