O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu por videoconferência nesta quinta-feira (20) com os chanceleres dos países do BRICS. O encontro é uma preparação para cúpula presidencial que acontecerá em Joanesburgo, na África do Sul, dos dias 22 a 24 de agosto.
Participe do grupo do Nero no WhatsApp
O embaixador Joel Sampaio, chefe da Assessoria Especial da Comunicação Social do Ministério das Relações Exteriores, destacou que esta foi a primeira de duas reuniões. Enfatizou ainda que o seu objetivo é reunir informações sobre os posicionamentos de cada país para que seja efetuada uma avaliação correta.
Inscreva-se no canal do Nero no Telegram
15ª Cúpula dos BRICS
O BRICS foi fundado em 2006 pelo Brasil, Rússia, Índia e China, mas sua estrutura atual só foi estabelecida em 2011, com a adesão da África do Sul ao bloco. Inicialmente, os países se reuniam de maneira informal desde 2006, e o grupo foi oficialmente constituído em 2009, quando os chefes de estado decidiram começar a encontrar-se anualmente formando uma nova entidade político-diplomática. O objetivo do BRICS é fortalecer o Sul Global em relação ao Norte, promovendo tratados de livre comércio e cooperação entre os membros.
Nesta edição, após o anúncio da desistência do presidente da Rússia, Vladimir Putin, em participar da cúpula pois corria risco de ser preso pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), os líderes presentes serão Luís Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil; Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia; Xi Jinping, presidente da República Popular da China; e Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul.