A Polícia Civil prendeu na quinta-feira (8) no Aeroporto de Salvador o homem apontado como mentor da tentativa de latrocínio contra um empresário em Iguatu, no Ceará. Segundo as investigações, o suspeito de 22 anos, que morava na capital baiana e não teve o nome divulgado, fez o levantamento da rotina da vítima, estudou o local do ataque e ainda auxiliou na fuga dos executores. A captura integra uma ação conjunta entre as polícias civis da Bahia e do Ceará, que resultou na quinta prisão ligada ao caso, desarticulando o principal responsável pelo planejamento do crime.
O ataque aconteceu em 15 de dezembro de 2025, no Centro de Iguatu, quando o empresário estava com um malote de grande quantidade de dinheiro no veículo. Ao cercarem o carro, os criminosos tentaram render a vítima, mas ele reagiu, entrando na contramão e por pouco não atropelando um idoso enquanto fugia. Durante a ação, os suspeitos ainda efetuaram disparos que atingiram partes do veículo, mas ninguém ficou ferido e o dinheiro não foi levado.
Horas após a tentativa de assalto, quatro outros suspeitos — três homens e uma mulher — foram presos pela Polícia Militar do Ceará em flagrante, dois deles tentando fugir para Fortaleza em um ônibus. Com o grupo foram apreendidos armas, munições, celulares, dinheiro e o automóvel utilizado no crime, fortalecendo a investigação e a cooperação interestadual entre as forças policiais.
