Lula deve participar de maior evento agro do Norte e Nordeste
Apesar de não constar da agenda presidencial, a página do Bahia Farm Show confirma presença do presidente no evento
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Redação NERO
05/06/23 18:03

O presidente Lula (PT) irá participar nesta terça-feira (6), juntamente com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT-BA), de uma feira do setor agropecuário, Bahia Farm Show, sediado no município de Luís Eduardo Magalhães, que fica no extremo-oeste do estado.

Participe do grupo do Nero no WhatsApp

O evento terá duração de 5 dias, com encerramento previsto para o próximo sábado (10). A feira vai contar com a presença de 420 empresas e mais de 1200 marcas, com objetivo de expor máquinas e equipamentos voltados para o agronegócio. Para além da difusão de novas tecnologias no setor, serão realizadas palestras, televisionadas pelo Canal Rural, com temas que vão desde “Como vender para o agronegócio” até “Segurança no campo e direito de propriedade para o agro em 2023”, na qual este último terá um painel dedicado às “Medidas jurídicas e legislativas para combater as invasões de terra no Brasil”.

Inscreva-se no canal do Nero no Telegram

O município de Luís Eduardo Magalhães está localizado na região de “Matopiba”, acrônimo que contempla a união da primeira sílaba de quatro estados que fazem fronteira: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Na última década, o potencial agrícola da área tem sido fortemente explorado pelo empresariado do agronegócio, que vem se expandindo pelo território. A situação vem preocupando membros de comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais que residem no local, e ocupam cerca de 19,09% da área total, de acordo com os últimos dados obtidos pelo Grupo de Inteligência Territorial e Estratégica (Embrapa-GITE) em 2013.

“Ás vezes a gente acorda com dois, quatro tratores dentro das áreas de gerais, que chamamos de ‘fechos’. E temos que entrar na frente, fazer o necessário para impedir a derrubada do cerrado. Com o Matopiba aumentou a ação de pistoleiros que entram nas comunidades para amedrontar e expulsar as famílias. A grilagem aumentou, a violência no campo aumentou, a tranquilidade das comunidades se perdeu”, lamentou Eldo Barreto, membro da Associação Comunitária do Fecho Clemente. A declaração foi dada durante entrevista para a professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), Maíra Mathias.

O evento será organizado pela Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia (AIBA), e contará com a presença de membros da bancada ruralista, ministros de Estado, secretários do governo e prefeitos da região.

Relembre o caso do Agrishow

Entre os dias 1º até 5 de maio deste ano, o município de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, recebeu a 29ª edição do Agrishow, feira voltada para o setor agropecuário. O presidente e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), estavam na lista de presenças, contudo, dias antes do seu início, Lula alegou que Fávaro teria sido “desconvidado” do evento.

“Eu falei para o Fávaro: ‘Não fique nervoso, não perca a cabeça, porque a agricultura brasileira não é só isso’. Chego aqui à Bahia e encontro os companheiros do agronegócio me entregando um convite para vir na segunda feira mais importante do país. Quero dizer que venho para essa feira só para fazer inveja aos maus-caracteres de São Paulo que não deixaram meu ministro participar”, disse Lula à época.

No entanto, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) marcou presença no evento, participando da sua abertura. O discurso do ex-chefe do Executivo foi pautado por críticas à demarcação de terras indígenas e ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).