O deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA), foi confirmado como o novo ministro do Turismo pelo Palácio do Planalto. A oficialização do convite ocorreu após um encontro nesta quinta-feira (13) com o presidente Lula (PT) e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, no gabinete presidencial em Brasília.
Participe do grupo do Nero no WhatsApp
O parlamentar assumirá o cargo que anteriormente pertencia a Daniela Carneiro. A agora ex-ministra, que pertence ao quadro do União Brasil, deverá retornar às suas atividades na Câmara dos Deputados após esta reestruturação ministerial. Daniela foi deputada federal mais votada do estado do Rio de Janeiro, com 213.706 votos, nas eleições de 2022.
Daniela Carneiro havia protocolado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido para sair do partido, sem perder o mandato, alegando ter sido vítima de assédio sexual. Posteriormente, membros do União Brasil passaram a cobrar pela saída da ex-ministra, afirmando que a permanência dela no cargo seria uma escolha pessoal de Lula.
O partido possui no governo, Waldez Góes, que ocupa o cargo de ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Juscelino Filho, que está no Ministério das Comunicações, e Celso Sabino como ministro do Turismo. O União Brasil conta com 59 parlamentares na Câmara dos Deputados, sendo o terceiro com maior representação na Casa, ficando atrás apenas da Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV), que possui 80 parlamentares, e do PL, com 99 parlamentares.
Inscreva-se no canal do Nero no Telegram
Em nota oficial, o Palácio do Planalto informa que “o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quinta-feira (13) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com o deputado federal, Celso Sabino (União-PA). O presidente convidou Sabino para o Ministério do Turismo, convite esse que foi aceito pelo deputado. A nomeação sairá no Diário Oficial da União nos próximos dias”.