Linha Centro do Metrô do Recife volta a operar nesta quinta
Serviço foi paralisado após curto-circuito na via aérea na tarde
Redação NERO
18/12/25 9:00

A Linha Centro do Metrô do Recife retomou as operações no início da manhã desta quinta-feira (18), após paralisação que durou desde a tarde de quarta-feira (17). O serviço foi interrompido devido a um curto-circuito na via aérea que atingiu um trem entre as estações Werneck e Tejipió, obrigando o fechamento das 19 estações dos ramais Jaboatão e Camaragibe. Cerca de 80 mil passageiros que utilizam diariamente a linha foram afetados pelo problema.

A operação começou em via singela, quando o trem circula nos dois sentidos no mesmo trilho, deixando o serviço mais lento nas estações Werneck, Tejipió e Barro. Com a retirada do trem avariado às 5h35, esse tipo de circulação foi encerrado. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos informou que a normalização total só ocorreria cerca de uma hora depois, quando os trens estivessem posicionados adequadamente para atingir o intervalo ideal entre as composições.

A paralisação causou transtornos significativos aos usuários. Na volta para casa na quarta-feira, passageiros enfrentaram longas filas no Terminal Integrado Joana Bezerra, com esperas superiores a uma hora para conseguir lugar no transporte alternativo. O Metrô do Recife transporta aproximadamente 138 mil passageiros diariamente, distribuídos entre as linhas Centro, Sul e Diesel. Apesar da companhia informar regularização, relatos de usuários seguem indicando longas esperas por trens nas estações nesta manhã de quinta.