Um jovem de 19 anos foi morto pela Polícia Militar de São Paulo (PMSP) na manhã desta segunda-feira (21) no Morro Santa Maria, em Santos. O incidente ocorreu no âmbito da Operação Escudo, conduzida pela PMSP, que foi deflagrada no dia 27 de julho após a morte de um soldado da Rotas Ostensivas Tobias Aguiar (ROTA). Ao longo dos 25 dias de operação na Baixada Santista, já foram registradas 20 mortes.
Participe do grupo do Nero no WhatsApp
Conforme um comunicado emitido pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), durante uma ação de patrulhamento realizada pela PM no Morro Santa Maria, os agentes teriam sido alvo de disparos e, em resposta, acabaram atingindo o homem. Apesar de ter sido socorrido e encaminhado para o Pronto-Socorro da Santa Casa de Santos, o jovem não resistiu aos ferimentos e acabou por falecer durante o trajeto.
Em nota, o hospital relatou que o paciente chegou à unidade já sem vida, e que por isso foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).
Ainda na segunda-feira, moradores do morro realizaram um protesto contra a ação policial, alegando que os agentes agiram de forma negligente ao não acionarem o atendimento médico em tempo adequado. Em transmissão de vídeo nas redes sociais, era visível uma pequena barricada montada com pedaços de madeira, papelão e cones de trânsito, que os separava dos policiais.
Inscreva-se no canal do Nero no Telegram
Até o momento, a Operação Escudo é a mais violenta desde o massacre do Carandiru em 1992, que resultou na morte de 111 detentos.