Na capital potiguar, Natal, a gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) anuncia resultados expressivos: a fila de espera por atendimentos e exames caiu cerca de 15% desde o início de 2025. Segundo relatório apresentado pela prefeitura, na segunda-feira (27), o número de procedimentos pendentes caiu de mais de 163 mil para aproximadamente 139 mil.
A marca reflete ações como mutirões específicos — por exemplo, de colonoscopias — e ajustes no fluxo de agendamento. Um dos destaques foi justamente a redução expressiva nessa modalidade, que vinha acumulando milhares de pacientes aguardando. Além disso, desde setembro, a mudança na empresa que atende a rede de urgência e emergência também mostrou impacto positivo no volume de atendimentos registrados.
Para o entorno da população, a queda na demanda reprimida significa acesso mais rápido a consultas, exames e tratamentos especializados. A SMS informa que o próximo passo envolve implantação de horários estendidos em algumas unidades e ampliação do atendimento pediátrico, com o objetivo de acelerar ainda mais o ritmo de atendimento e reduzir os gargalos históricos.
