Estado aponta mais de 5 mil baianos com CNH em risco de suspensão
Detran-BA identifica 5.362 condutores com mais de 40 pontos acumulados
Redação NERO
30/10/25 9:24

Cerca de 5.362 condutores baianos ultrapassaram o limite de pontos permitido na Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e podem perder a carteira de habilitação ainda neste ano. Em Salvador, 1.894 motoristas acumulam mais de 40 pontos — o equivalente a aproximadamente 35% desse total estadual. Além disso, esse problema atinge 218 das 417 cidades do estado.

O procedimento previsto indica que o processo administrativo de suspensão será aberto ainda este ano para os condutores que atingiram o limite. Depois da notificação, os motoristas têm direito à defesa; somente após julgamento de recursos haverá a efetiva suspensão ou bloqueio da carteira. O acúmulo de pontos nessa magnitude revela que infrações continuam sendo cometidas em ritmo elevado apesar da mudança no teto de pontos.

Para evitar o bloqueio da habilitação, o órgão orienta que os motoristas fiquem atentos à notificação, acionem a defesa se necessário e podem ter de entregar a carteira e passar por curso de reciclagem para voltar a dirigir. Esse conjunto de medidas reforça a pressão por uma direção mais consciente e o reforço das políticas de fiscalização para reduzir infrações graves.