Esquema de agiotagem internacional é desarticulado no Piauí
Operação investiga desaparecimentos e homicídio vinculados a grupo colombiano-venezuelano
Redação NERO
11/11/25 10:34

Durante a Operação Macondo, deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI), nesta terça-feira (11), em seis cidades do estado — Teresina, Parnaíba, Oeiras, Barras, Picos e Água Branca — foi desmontado um esquema de agiotagem e lavagem de dinheiro comandado majoritariamente por estrangeiros da Colômbia e da Venezuela, que liberavam empréstimos informais com juros acima de 30% ao mês e exigiam pagamentos semanais ou diários.

As investigações apontam que o grupo recorria a intimidação, destruição de mercadorias, perseguição e ameaças para forçar pagamentos, o que resultou em registros de desaparecimentos e até suicídios de pessoas que não conseguiram quitar as dívidas. Um homicídio em dezembro de 2023, na cidade de Oeiras, envolvendo um dos integrantes, foi identificado como motivado pela disputa no “mercado” dessas operações.

Na ação, foram cumpridos 15 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão, além do bloqueio judicial de cerca de R$ 5 milhões em contas associadas aos investigados. A investigação agora mira ramificações internacionais da rede e busca localizar vítimas desaparecidas.