O delegado Renato Rocha foi exonerado da chefia da Polícia Civil de Pernambuco, conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (7). Assumira o comando em janeiro de 2024, substituindo Simone Aguiar. O novo titular nomeado é o delegado Felipe Monteiro Costa, que estava à frente do Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social.
A substituição ocorre em um momento delicado para a segurança pública no Estado, já que a capital Recife registrou aumento de 50% nas mortes violentas intencionais em outubro, em comparação ao mesmo mês no ano anterior. Embora o Estado como um todo tenha apresentado queda nos homicídios, segundo dados oficiais, a mudança no comando da polícia tem seu simbolismo reforçado diante desse cenário.
Em nota, a governadora Raquel Lyra agradeceu o trabalho de Renato Rocha e reforçou a confiança em Felipe Monteiro para liderar a corporação. O anúncio pegou de surpresa inclusive servidores da segurança pública, e especula-se que o pedido de exoneração tenha partido do próprio delegado ao manifestar desejo de aposentadoria.
