Capitais do Sul e Sudeste recebem mais recursos para acolher pessoas em situação de rua
Repasse de recursos federais visa atender ao programa de acolhimento Operação Inverno Acolhedor 2023
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Redação NERO
03/07/23 17:22

Foi anunciado nesta segunda-feira (3) a regulamentação do programa Operação Inverno Acolhedor 2023, que tem como objetivo auxiliar as pessoas em situação de rua nas capitais das regiões Sul e Sudeste. Serão destinados recursos federais para garantir o abrigo e apoio adequados para a população de maior vulnerabilidade.

Participe do grupo do Nero no WhatsApp

A adesão ao Programa é feita através de convênios e contratos de repasse de recursos para novos planos de trabalho e assistência social, envolvendo o poder público e municipal, movimentos sociais e entidades da sociedade civil.

O artigo IV da Portaria n.º 383 de 30 de junho de 2023, prevê também a articulação de “ações de educação em direitos humanos para difusão de informação sobre direitos e como acessá-los, como também de orientação jurídica para a população em situação de rua, por meio de parcerias com as Defensorias Públicas dos Estados e da União”

Inscreva-se no canal do Nero no Telegram

Além disso, foi estabelecida a Diretoria de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua, vinculada à Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos cuja função será monitorar a execução dos planos de trabalho e coordenar a Operação em todo o país.