Brasil assina novo Marco Temporal de Cooperação com a ONU para o desenvolvimento sustentável
O documento foi assinado nesta terça-feira, em Brasília, e contou com a presença do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a vice-secretária-geral da ONU, Amina J. Mohammed
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Redação NERO
01/08/23 18:40

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, realizou uma reunião nesta terça-feira (1º) com a coordenadora residente da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Silvia Rucks, para assinar o novo Marco Temporal de Cooperação Brasil-ONU 2023-2027 (UNSDCF). O encontro foi sediado no Palácio Itamaraty, em Brasília, e contou ainda com a presença da vice-secretária-geral da ONU, Amina J. Mohammed.

Participe do grupo do Nero no WhatsApp

Mauro Vieira, declarou que o “documento que fornece um marco orientador desta parceria para a implementação da Agenda 2030. É inclusivo, elaborado com base em amplas consultas à sociedade civil”.

Inscreva-se no canal do Nero no Telegram

A vice-secretária-geral da ONU ressaltou que a assinatura do marco representa um fortalecimento da cooperação e espera que isso leve a novos resultados em torno dos cinco eixos que contemplam o documento: transformação econômica; inclusão social; meio ambiente e mudança do clima; governança e capacidade institucional; e prevenção de conflitos e a relação entre ações humanitárias, ações de desenvolvimento e esforços de consolidação da paz.

“A assinatura desta estrutura de cooperação, que aprofunda a relação com o Brasil, tem a esperança de que possamos alcançar, não apenas os resultados mais resultados aqui, no país, em direção à Agenda 2030, mas podemos também levar para a cooperação triangular Sul-Sul, enfatizando o papel de liderança que o Brasil tem a oferecer ao mundo”, afirmou.