Autoescolas protestam no Recife contra novas regras da CNH
Mobilização de Centros de Formação de Condutores exige diálogo com o Governo
Redação NERO
23/10/25 9:55

Nesta quinta-feira (23), entidades que representam os Centros de Formação de Condutores (CFCs) em Pernambuco promovem uma carreata no Recife em protesto à proposta de regulamentação da Lei 14.071/20, que contempla mudanças no processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e torna — segundo o setor — as aulas teóricas e práticas opcionais. A concentração está marcada para as 10h, na Av. Agamenon Magalhães (Fábrica Tacaruna), com trajeto que passará pela Zona Norte até o Pina, encerrando em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Os organizadores — o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Pernambuco (SindCFC-PE) e o Sindicato dos Trabalhadores, Diretores e Instrutores de Autoescolas do Estado de Pernambuco (SINTRAINSTRU-PE) — argumentam que o anteprojeto federal ameaça a obrigatoriedade da formação presencial, põe em risco milhares de empregos no setor e fragiliza a segurança viária. Por outro lado, o governo defende que as mudanças podem reduzir em até 80% o custo para obtenção da CNH.

Em Pernambuco, o setor exige a criação imediata de um grupo de trabalho com participação do Estado, autoescolas e outros atores para discutir modernização do processo de habilitação sem comprometer a qualidade — e sem deixar os profissionais de fora. A mobilização se insere num movimento nacional sincronizado, que reúne protestos em diversos estados, como São Paulo e Amazonas, reafirmando o pleito de que a formação dos condutores continue sendo tratada como prioridade para segurança no trânsito.