Apagão desta terça-feira foi “erro técnico”, diz Rui Costa
A declaração foi feita durante entrevista ao programa "Bom dia, Ministro"
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Redação NERO
16/08/23 18:15

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, em entrevista ao programa “Bom dia, Ministro”, nesta quarta-feira (16), afirmou que o apagão que atingiu 25 estados e o Distrito Federal, decorreu de um “erro técnico”.

Participe do grupo do Nero no WhatsApp

Segundo o ministro, o problema não foi de demanda, visto que os “reservatórios estão todos cheios”, tratou-se apenas de uma falha técnica.

“Nós estamos com sobra de energia, os reservatórios estão todos cheios. Nós temos hoje um parque eólico e solar gerando muita energia. Então não há razão nem de oferta, nem de demanda, para ter tido esse colapso. Foi erro técnico, falha técnica”, declarou o ministro.

A CNN Brasil menciona que o apagão desta terça-feira (15) ocorreu devido a um problema na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), que resultou na interrupção de 16 mil megawatts (MW) de carga.

Ainda na matéria é mencionada que a interrupção terá acontecido “devido à abertura da interligação Norte-Sudeste”. No entanto o incidente ainda está sendo apurado.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, mencionou que esse tipo de fenômeno é o resultado de duas falhas simultâneas. Silveira acredita que uma delas possa ter ocorrido no Ceará, devido a uma sobrecarga na transmissão. Entretanto, ainda não existem informações concretas sobre a localização da segunda falha.

“Não tem outro evento ainda apontado pelo ONS [Operador Nacional do Sistema]. Mas a robustez do sistema leva a presumir que tivemos outro evento que causou um evento dessa magnitude”, informou Silveira em coletiva.

Alexandre Silveira debruçou-se ainda sobre o tuíte que Janja publicou em suas redes sociais que relaciona o apagão ao fato da empresa ter sido privatizada no ano anterior. “A Eletrobras foi privatizada em 2022. Era só esse o tuíte”, escreveu a primeira-dama.

“Primeiro que todos conhecem minha posição com relação à privatização. Um setor estratégico para segurança do país – inclusive para segurança alimentar, energética, em especial com a dimensão territorial do Brasil – na minha visão, não deveria ser privatizado”, declarou Silveira.

Inscreva-se no canal do Nero no Telegram

O apagão ocorreu no dia de ontem (15) em 25 estados e no Distrito Federal, com exceção de Roraima que não pertence ao SIN. O incidente teve início por volta das 8h30 e, segundo o ministro, só foi inteiramente restabelecido “exatamente às 14h49”.