Ameaça de paralisação deixa transporte em alerta na ilha
Sindicato exige pagamento de salários atrasados até sexta
Redação NERO
10/12/25 8:46

O transporte público da Grande São Luís pode ser paralisado a partir desta sexta-feira (12) devido ao não pagamento de salários e da primeira parcela do décimo terceiro dos trabalhadores. O Sindicato dos Rodoviários estabeleceu prazo de setenta e duas horas para que as empresas regularizem os vencimentos atrasados desde a última sexta-feira.

Quatro empresas foram notificadas pelo sindicato: Grupo 1001, Expresso Marina, Expresso Tapajós e Patrol, que juntas representam cerca de trinta por cento da frota total de ônibus em circulação na região metropolitana. O presidente da entidade sindical informou que ofícios de paralisação foram despachados para todos os órgãos competentes diante das recorrentes reclamações dos funcionários.

A situação reflete instabilidade crônica no sistema de transporte da capital maranhense. Paralisações motivadas por atrasos salariais e descumprimento de acordos trabalhistas têm sido frequentes na região. Empresas como Expresso Marina e 1001 já registraram paralisações pontuais recentemente por problemas similares, afetando milhares de usuários que dependem do transporte coletivo diariamente.