O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (31) que o governo pretende “humanizar o combate ao pequeno crime” e “jogar muito pesado” contra o que chamou de indústria internacional do crime organizado. Ao afirmar que é preciso cuidar dos usuários de drogas, o presidente apontou que os mais humildes estão mais vulneráveis e virando “zumbis” nas ruas.
Siga o Canal do Nero no WhatsApp
“A gente quer ver se consegue humanizar o combate ao pequeno crime, as pessoas mais humildes, e jogar muito pesado, eu não sei como que a gente vai jogar pesado, para enfrentar a chamada indústria internacional do crime organizado. Essa tem avião, navio, iate, indústria, ela tem tudo, poderes em muitas decisões de governo, partido, países, e essa que nós temos que enfrentar”, afirmou.
As declarações de Lula foram feitas durante o evento de balanço das ações do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Palácio do Planalto. O presidente afirmou que o crime organizado virou uma indústria e que está presente em diversas instâncias da sociedade, como o Judiciário, a política e entre os empresários.
Inscreva-se no canal do Nero no Telegram
Lula externou sua preocupação, sobretudo com o consumo de crack por pessoas mais pobres, o que ele classificou como a “ralé dos drogados”.