O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) marcou presença no “Dia D de Regularização de Dívidas do Desenrola Rural”, realizado pelo Banco do Nordeste (BNB) em Limoeiro do Norte, no Ceará. A iniciativa faz parte do programa coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que visa facilitar a liquidação ou renegociação de dívidas de agricultores familiares, com descontos que podem chegar a até 80%.
O evento atendeu produtores rurais de diversos municípios do Vale do Jaguaribe, com foco na recuperação da capacidade de crédito dos trabalhadores do campo, permitindo o acesso a novos financiamentos para fortalecer a produção agrícola.
O Coordenador Estadual do DNOCS no Ceará, Joacir Moreira, participou do encontro e destacou que os produtores dos perímetros irrigados também têm direito a aderir ao Desenrola Rural. Segundo ele, o prazo para solicitação da renegociação vai até dezembro deste ano, abrangendo contratos celebrados até dezembro de 2011.
“A intenção do Governo Federal é negociar as dívidas dos agricultores para que eles possam voltar a produzir, solicitando inclusive novos investimentos. É uma chance importante para os trabalhadores rurais receberem novos recursos e ampliarem sua produção”, afirmou Joacir.