Novos dados da pesquisa Datafolha divulgados nesta segunda-feira (11) revelam um aumento significativo na rejeição ao governo do ex-presidente Lula na cidade de São Paulo. Em um intervalo de seis meses, o percentual de pessoas que consideram a gestão do petista como péssima cresceu de 25% para 34%, superando os 28% que a avaliam como regular.
Siga o Canal do Nero no WhatsApp
Segundo a pesquisa, realizada nos dias 7 e 8 deste mês, e que ouviu cerca de mil pessoas com 16 anos ou mais, a margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos. No mesmo levantamento, 38% dos entrevistados classificaram o governo como ótimo, enquanto 1% não soube responder.
“Eu tenho certeza absoluta que não tem nenhuma razão para o povo brasileiro me dar 100% de popularidade porque ainda nós estamos muito aquém daquilo que nós prometemos”, explicou o chefe do executivo durante entrevista ao SBT, nesta segunda.
Um dado relevante da análise é a variação na avaliação de Lula de acordo com o perfil dos entrevistados. Entre pessoas com 60 anos ou mais, representando 23% da amostra, o ex-presidente é considerado “ótimo” por 45% dos entrevistados. Já entre aqueles que cursaram até o ensino fundamental, que compõem 21% da amostra, 47% aprovam o petista.
Inscreva-se no canal do Nero no Telegram
Contudo, a pesquisa revela uma piora na avaliação do governo Lula entre eleitores evangélicos, grupo que representa 25% da amostra e é tradicionalmente ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Neste segmento, 49% avaliam o governo Lula como ruim ou péssimo, um aumento de 12 pontos percentuais.
Os resultados contrastam com a última pesquisa Datafolha realizada em agosto de 2023, quando o governo Lula recebeu avaliação “ótima” de 45% dos paulistanos, enquanto 29% o consideravam “regular” e 25% como “ruim ou péssimo”.