Nesta quarta-feira (6), o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) foi eleito presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, recebendo 22 votos de um total de 37, com 15 votos em branco. Mesmo estando em licença-paternidade, Ferreira enviou um vídeo ao colegiado agradecendo pelos votos e expressando seus planos para a comissão.
Siga o Canal do Nero no WhatsApp
Em seu pronunciamento, o deputado anunciou sua intenção de promover audiências públicas, criar subcomissões e fiscalizar a educação sob o atual governo. “Quero deixar aqui bem claro que nós vamos fazer uma comissão bastante plural no sentido de debate de ideias, com audiências públicas para ter também a presença da sociedade civil, que eu acredito ser muito importante”, afirmou Ferreira.
Além disso, ele destacou a importância da votação do novo Plano Nacional de Educação (PNE) neste ano e expressou sua intenção de abordar temas como o homeschooling e a questão da violência nas escolas durante seu mandato.
Inscreva-se no canal do Nero no Telegram
O parlamentar faz parte do grupo que tem desafiado as políticas da atual gestão. Sua eleição para o cargo representa mais uma derrota para o PT, evidenciando a ascensão do PL, mesmo diante dos esforços do governo para impedir tal resultado.
Nikolas Ferreira substitui o deputado Moses Rodrigues (União-CE) na presidência da comissão. Os ocupantes dos demais cargos (1ª, 2ª e 3ª vice-presidências) serão definidos na próxima semana.