O Superior Tribunal de Justiça (STJ) elaborou nesta quarta-feira (23) duas listas nas quais constam os nomes dos sete candidatos que concorrem às três vagas disponíveis no tribunal. Uma das listas é composta por quatro desembargadores estaduais, enquanto a outra inclui três advogados. Os nomes serão encaminhados ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), para que sejam indicados e, posteriormente, aprovados pelo Senado.
Participe do grupo do Nero no WhatsApp
Em relação à distribuição das vagas, duas delas são destinadas a desembargadores, que surgiram em decorrência da aposentadoria do ministro Jorge Mussi e do falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino. Quanto aos candidatos da advocacia, há apenas uma vaga disponível, resultante da aposentadoria do ministro Felix Fischer.
Entre os desembargadores eleitos pelo Pleno estão: Carlos Vieira Von Adamek, José Afrânio Vilela, Elton Martinez Carvalho Leme e Teodoro Silva Santos. Já na lista dos integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), encontram-se: Luiz Cláudio Allemand, Daniela Teixeira e Otavio Luiz Rodrigues Jr.
Inscreva-se no canal do Nero no Telegram
Lula selecionará três nomes dentre os sete candidatos, que serão enviados ao Senado, onde passarão por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Se aprovados na comissão, os indicados tomarão posse em uma sessão solene do STJ.