O advogado Cristiano Zanin toma posse na tarde desta quinta-feira (3) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ocupando o cargo deixado pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski, no dia 11 de abril. A cerimônia, marcada para as 16h, contará com a presença do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT).
Participe do grupo do Nero no WhatsApp
Conforme o padrão, a sessão será iniciada pela ministra e presidente do STF, Rosa Weber. Em seguida, Cristiano Zanin será conduzido ao Plenário pelos ministros Gilmar Mendes e André Mendonça, o mais antigo e o mais novo a integrar o STF, respectivamente. Após o juramento à Constituição, Zanin assinará o termo de posse e, por fim, irá se deslocar até à cadeira que ocupará no Tribunal durante o período em que permanecer no cargo.
Relembre
Zanin foi sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado em 21 de junho, alcançando um resultado favorável de 21 votos a 5. Ainda no mesmo dia, passou pela votação no Senado Federal, encerrada com 58 votos a favor e 18 contrários, garantindo assim sua aprovação.
Inscreva-se no canal do Nero no Telegram
Formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui uma especialização em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. Além disso, foi professor de Direito Civil e Direito Processual Civil na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp), em São Paulo. O advogado atuava na defesa de Lula desde 2013.