A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (19) que o gás natural vendido às distribuidoras terá um corte no preço de 7,1%, em relação ao trimestre de maio a julho. O novo valor será instituído a partir de 1º de agosto.
Participe do grupo do Nero no WhatsApp
Segundo nota divulgada pela empresa, “os contratos com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás e vinculam esta variação às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio. Para o trimestre em referência, o petróleo teve queda de 3,8% e o câmbio teve apreciação de 4,8%”
Devido às oscilações nos preços das matérias-primas e na taxa de câmbio, o decréscimo no preço do gás representa uma queda total de 25% no ano.
A Petrobras chama a atenção de “que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia”. Ele depende tanto das margens aplicadas pelas distribuidoras como também pela percentagem dos tributos federais e estaduais.
Inscreva-se no canal do Nero no Telegram
A nota termina explicando que esta atualização nos valores, que entrará em vigor a partir de 1º de agosto, não abrange o preço do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), ou “gás de cozinha”, afetando apenas o gás que é comercializado pela estatal para as distribuidoras.