O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta sexta-feira (7), os nomes dos novos diretores do Banco Central (BC), nomeados pelo presidente Lula (PT). Gabriel Galípolo assume a Diretoria de Política Monetária, substituindo Diogo Guillem, enquanto Ailton de Aquino Santos assume a Diretoria de Fiscalização, no lugar de Paulo Sérgio Neves de Souza.
Participe do grupo do Nero no WhatsApp
Gabriel Galípolo é formado em economia política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e atuou como secretário executivo do Ministério da Fazenda, do lado de Haddad, até à sua exoneração no dia 20 de junho. Ele também já foi chefe da Assessoria Econômica, da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, e diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento no governo do estado de São Paulo.
Inscreva-se no canal do Nero no Telegram
Por sua vez, Ailton de Aquino Santos é advogado e servidor de carreira do Banco Central há 25 anos, tendo atuado como auditor-chefe nos departamentos de Orçamento, Execução Financeira e Contabilidade. É graduado em direito pelo Centro Universitário UDF e possui pós-graduação em ciências contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).