O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) protocolou uma ação popular contrária à indicação de Cristiano Zanin à vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar acredita que o presidente Lula (PT) pretende “emparelhar o STF”.
“Acabo de protocolar ação popular contra a nomeação de Zanin para o STF por violar os princípios da moralidade e impessoalidade. Além de ter sido seu advogado pessoal, Lula já afirmou que Zanin é seu “amigo e companheiro”. Lula quer aparelhar o STF, mas não aceitaremos.”, escreveu em publicação nas redes sociais.
Participe do grupo do Nero no WhatsApp
A decisão de Lula recebeu duras críticas da oposição, que tem questionado a sua moralidade e impessoalidade. O advogado Cristiano Zanin é membro da defesa de Lula desde 2013, e foi o responsável pelo pedido de habeas corpus que resultou na anulação das condenações do presidente, no processo da Operação Lava Jato.
Inscreva-se no canal do Nero no Telegram
Para que a nomeação se concretize, Zanin terá de passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ser votado pelo plenário da Casa. Ainda não foram divulgadas as datas para a sessão, contudo estima-se que ocorra antes do dia 18 de julho, data que corresponde ao início do recesso parlamentar.