Ministro da Educação assinará portaria que suspende novo ensino médio em 2023
Documento foi finalizado e paralisa o processo no primeiro e segundo ano da etapa neste ano
Camilo Santana. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Redação NERO
04/04/23 11:49

O ministro da educação Camilo Santana (PT) vai assinar nos próximos dias a portaria para suspender o cronograma de implementação do novo ensino médio. De acordo com interlocutores do titular do MEC, embora concorde com as críticas, Santana resiste à revogação total, por temer desgastes com os secretários estaduais de Educação.

O documento foi finalizado e paralisa o processo no primeiro e segundo ano da etapa ainda em 2023, além de suspender a necessidade de adaptação do Enem ao novo modelo até 2024. A portaria também suspende a necessidade de confecção de itens e a construção de um novo modelo para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2024.

Nesta segunda-feira (03), Camilo Santana disse em entrevista ao “Diário do Nordeste” que as novas diretrizes, já implementadas desde 2022, não devem ser cobradas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entenda

O modelo do Novo Ensino Médio, vigente há dois anos, promove alterações na grade curricular, aumenta a carga horária, dá possibilidade para formação técnica e profissional e estabelece a oferta de disciplinas optativas em todas as escolas do país.

Com a suspensão do cronograma, alunos que já estão no Novo Ensino Médio não voltam para o modelo antigo. Também não haverá mudança na rotina dos estudantes.