Na manhã desta quinta-feira (5), a Polícia Federal deflagrou a operação Pleonexia II em Natal, com foco em um condomínio no bairro de Petrópolis usado como um dos alvos da investigação sobre um esquema de fraudes em investimentos e lavagem de dinheiro que envolve a ocultação e dissimulação de bens e valores de uma organização criminosa. A ação inclui mandados de prisão preventiva e busca e apreensão, além de ordens judiciais de bloqueio de bens e valores relacionados ao grupo investigado.
Segundo a corporação, os suspeitos são acusados de captar recursos de investidores por meio de promessas de rendimentos fora dos padrões de mercado, supostamente vinculadas à produção e comercialização de energia, utilizando para isso empresas simuladas e contratos fictícios para ocultar patrimônio ilícito e reinserir os valores no mercado formal. A operação acontece de forma simultânea também em endereços nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul, evidenciando a dimensão interestadual da organização.
Durante as diligências, foram apreendidos veículos, dispositivos eletrônicos, documentos e outros materiais que serão analisados para aprofundar as investigações e identificar outras pessoas envolvidas no esquema. As autoridades informaram que os investigados poderão responder por crimes como lavagem de dinheiro e fraude financeira, enquanto os trabalhos de investigação continuam para esclarecer todos os desdobramentos e responsabilizar os envolvidos.
