O prefeito de Ielmo Marinho (RN), Fernando Batista Damasceno, conhecido como Fernando de Canto de Moça (MDB), foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (28) durante a Operação Securitas, deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte para investigar uma organização criminosa com possível atuação no meio político-administrativo. No momento em que agentes cumpriam mandados de busca e apreensão, o gestor tentou jogar valores em dinheiro e um celular para fora da residência, numa tentativa de ocultar provas, o que resultou na sua detenção imediata.
As diligências da operação ocorreram em várias cidades da Grande Natal, incluindo Ielmo Marinho, São Gonçalo do Amarante, Natal e Parnamirim, com sete mandados de busca e apreensão sendo cumpridos. A investigação, que teve início em 2023, apura a atuação de um grupo que, segundo a Polícia Civil, contaria com núcleo armado e participação de agentes políticos e um policial militar, utilizados para intimidar adversários e praticar ilícitos. A Operação Securitas busca reunir elementos probatórios para esclarecer crimes como porte ilegal de arma de fogo, milícia privada e organização criminosa.
A prisão do prefeito evidencia a escalada da ação policial para coibir esse tipo de estrutura criminosa e fortalecer a atuação do sistema de justiça no estado. As apurações continuam, e as autoridades esperam que a análise de documentos, valores e dispositivos eletrônicos apreendidos auxilie na identificação de outros envolvidos e no aprofundamento das investigações. A colaboração do Ministério Público e o apoio da Polícia Militar também foram destacados como fundamentais para o andamento da operação.
