O Rio Grande do Norte se destacou na primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED) ao superar a média nacional com dois cursos de Medicina alcançando o conceito máximo, 5, ambos ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) — um em Natal e outro na Escola Multicampi de Ciências Médicas em Caicó. Na avaliação que analisou 350 cursos em todo o país, o desempenho potiguar ficou acima da média nacional, com 77,2% dos concluintes atingindo proficiência, frente à média de 67,3% no Brasil.
Além dos cursos da UFRN, outras instituições do estado também foram avaliadas: a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e a Universidade Potiguar (UnP) obtiveram conceito 4, enquanto a Faculdade de Ciências da Saúde do RN, em Mossoró, ficou com conceito 2 — evidenciando desafios e diferenças de qualidade entre os cursos.
Para o reitor da UFRN, os resultados refletem o compromisso da universidade com a formação médica de excelência, apoiada em projetos pedagógicos sólidos e forte integração com serviços de saúde. A conquista evidencia o potencial acadêmico do estado e reforça a importância de manter e ampliar investimentos em educação superior como forma de preparar profissionais qualificados para atender às demandas do sistema de saúde.
