A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou nesta quinta-feira (27) a Operação Efeito Helicóptero, cumprindo vinte e nove mandados de prisão contra membros de organização criminosa envolvida em tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A ação atinge sete estados brasileiros, incluindo Pernambuco, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rondônia. Em território pernambucano, os mandados foram executados em Recife, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Abreu e Lima, Tacaimbó e Itaquitinga.
As investigações começaram em outubro de dois mil e vinte e dois, com objetivo de desarticular a organização de atuação nacional. A primeira fase da operação foi deflagrada em outubro de dois mil e vinte e três, resultando nas prisões desta quinta-feira. Além das detenções, a polícia cumpriu vinte e cinco mandados de busca e apreensão domiciliar, ordens de sequestro de bens e bloqueio de contas financeiras dos investigados.
Cem policiais civis pernambucanos participam da operação coordenada pelo Juízo da Quinta Vara Criminal da Comarca de Recife. A corporação informou que as investigações seguem em andamento e mais detalhes serão divulgados oportunamente. A amplitude da ação demonstra a complexidade da estrutura criminosa que operava em múltiplos estados brasileiros.
