PF abre operação contra fraude milionária no BNB em Recife
Mandados cumprem busca e apreensão em esquema de crédito fraudulento
Redação NERO
06/11/25 9:23

A Polícia Federal (PF) de Pernambuco deflagrou na quarta-feira (5) a operação “Papel Timbrado”, que investiga um sofisticado esquema de fraude e lavagem de dinheiro envolvendo o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). As informações só foram divulgadas pela corporação nesta quinta-feira (6). O esquema teria utilizado empresas de fachada para simular a compra de máquinas flexográficas e obter financiamentos milionários em diversas localidades da Região Metropolitana do Recife — como Recife, Olinda e Abreu e Lima.

Cerca de 30 agentes da PF cumpriram sete mandados de busca e apreensão autorizados pela 4ª Vara Federal da Subseção Judiciária do Recife. Veículos, mídias, documentos e outros bens foram apreendidos em endereços ligados às investigações. As empresas envolvidas, embora formalmente distintas, eram controladas pelo mesmo grupo e envolviam falsificação documental, adulteração de equipamentos e desvio de recursos captados junto ao FNE.

Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude contra o sistema financeiro nacional, associação criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão. O caso revela como operações de crédito voltadas ao desenvolvimento regional podem ser usadas de forma abusiva, exigindo maior rigor nos mecanismos de controle e transparência.