Operação “Capital Oculto” bloqueia R$ 12 milhões em três cidades
Mandados de prisão e busca são cumpridos em Teresina, Esperantina e Timon
Redação NERO
22/10/25 9:41

Uma nova fase da operação Operação Capital Oculto mobilizou forças de segurança nos estados do Piauí e Maranhão. A ação, deflagrada nesta quarta-feira (22), cumpriu 23 mandados de busca e apreensão e 8 de prisão nas cidades de Teresina, Esperantina (PI) e Timon (MA). Entre os resultados, cinco pessoas foram detidas, armas de fogo, drogas e veículos de luxo foram apreendidos — e aproximadamente R$ 12 milhões em bens e valores bloqueados por suspeita de lavagem de dinheiro e tráfico de entorpecentes.

De acordo com as investigações, o grupo alvo da operação operava por meio de empresas e imóveis que encobriam recursos de origem criminosa, fortalecendo convênios entre os dois estados. A articulação interestadual entre Piauí e Maranhão, evidenciada em Timon, reforça o caráter sofisticado da organização criminosa, que associava tráfico de drogas, comércio de veículos ilícitos e ocultação patrimonial para sustentar suas atividades.

A ação está inserida no programa Pacto pela Ordem, vinculado à Secretaria de Segurança Pública do Piauí, e busca desarticular facções e redes de financiamento criminoso. O comando da operação enfatizou que o bloqueio de recursos e a cooperação entre estados são passos fundamentais para reduzir a atuação de quadrilhas que exploram diferentes rotas para lavagem de dinheiro e tráfico.