A Polícia Federal deflagrou em Sergipe a Operação Segurança Legal VIII, com o objetivo de combater empresas de segurança privada que atuavam sem autorização legal. A ação, que aconteceu na quinta-feira (9), atingiu dez empresas no total, distribuídas entre os municípios de Aracaju e Lagarto. Destas, três tiveram as atividades suspensas — duas em Lagarto e uma em Aracaju — por não cumprirem requisitos legais de autorização.
Durante a operação, em Lagarto também foi registrada uma prisão em flagrante por porte ilegal de armas. Além disso, foram lavrados autos de encerramento de atividades de segurança orgânica em um supermercado em Aracaju, bem como encerramentos em casas noturnas por prestarem serviços de vigilância sem regularização.
A PF alerta que empresas clandestinas colocam em risco tanto a segurança física das pessoas quanto dos bens contratados, pois operam sem controle quanto a antecedentes criminais, formação, aptidão física ou psicológica dos vigilantes. Estes tipos de irregularidade violam a legislação vigente, que exige autorização da PF para funcionamento de segurança privada.