Na madrugada da última quarta-feira (8), a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas e o Ministério Público deflagraram a Operação Sertanejo, com o intuito de desarticular uma quadrilha envolvida com tráfico de drogas e comércio ilegal de armas no Sertão do estado. Foram cumpridos 34 mandados judiciais — sendo nove para prisão e 25 para busca e apreensão — nas cidades de Santana do Ipanema e Poço das Trincheiras. Até o momento, cinco pessoas foram presas e armas, drogas e valores em dinheiro foram apreendidos.
A investigação, que contou com a participação integrada do Gaeco, Dracco e o 7º Batalhão da Polícia Militar, identificou uma estrutura criminosa que abastecia pontos de venda em diferentes municípios da região. Durante uma fase preliminar, no dia 24 de setembro, autoridades já haviam apreendido 12 quilos de maconha e um tablete de cocaína em terreno clandestino, com uso de drone e monitoramento de suspeitos.
As autoridades reforçam que a operação evidencia o compromisso do Estado na luta contra o crime organizado e valoriza a cooperação interinstitucional entre órgãos de segurança e Justiça. A população é convidada a colaborar por meio do Disque Denúncia (181), com garantia de anonimato e sigilo absoluto.
